Transferes de/para Palermo

Se estás a pensar em escolher Palermo como o teu próximo destino de férias, continua a ler e eu vou-te contar todas as opções para te deslocares do aeroporto para o centro da cidade.
Transferes de/para Palermo

    Mais sobre: Transferes de/para Palermo

    Palermo é uma cidade tão caótica como encantadora, mas se a escolher como próximo destino não lhe faltarão coisas interessantes para ver e fazer. Palermo cativa todos os que a visitam com a sua personalidade avassaladora. Por isso, para facilitar ao máximo a sua viagem, vou falar-lhe de todas as opções para se deslocar do aeroporto para o centro da cidade.

    O aeroporto de Palermo Falcone-Borsellino (PMO) está situado no noroeste da ilha da Sicília, a pouco mais de 30 km de Palermo. Ou seja, a cerca de 35 minutos de carro do seu centro histórico. A seguir, apresento-lhe todas as opções para que a sua chegada seja o mais rápida e confortável possível.

    1. Transfer privado, a opção mais recomendada

    O motorista leva um homem na parte de trás do carro|©Ron Lach
    O motorista leva um homem na parte de trás do carro|©Ron Lach

    Se considera que o mais importante quando viaja é o conforto, esta é, sem dúvida, a opção mais recomendável para si. Se decidir optar por este transporte, não terá de se preocupar em transportar bagagens pesadas, atrasos nos voos ou em encontrar o caminho para o seu hotel, uma vez que o serviço de transfer privado é o mais completo e fácil de utilizar entre as opções disponíveis.

    Além disso, reservar um transfer privado é a alternativa mais rápida, uma vez que, ao contrário do comboio ou do autocarro, a viagem é direta e não perderá tempo com paragens desnecessárias.

    Esta opção é também recomendada se viajar para Palermo com crianças, uma vez que terá inevitavelmente de transportar mais bagagem e poupará os seus filhos ao cansaço e ao tempo de espera associados aos transportes públicos.

    Como funciona

    Se decidir contratar um transfer privado, a primeira coisa a fazer é reservar com antecedência. A forma mais fácil e mais rápida de o fazer é online. Aquando da reserva, ser-lhe-á pedido que forneça as informações relativas ao seu voo e ao seu alojamento, para que o motorista tenha tudo pronto à sua chegada.

    Assim que aterrar, o motorista estará à sua espera no terminal e conduzi-lo-á ao seu hotel no mais curto espaço de tempo possível. Em caso de imprevisto, basta contactar a empresa por telefone, por correio eletrónico ou pelo seu sítio Web.

    Transfer privado de regresso ao aeroporto

    Outra vantagem desta opção é o facto de poder contratá-la também para a viagem de regresso. Por outras palavras, pode contratar este mesmo serviço para fazer o trajeto de Palermo para o aeroporto no dia da sua partida.

    Basta fornecer os dados do seu voo e o endereço do seu alojamento e o motorista irá buscá-lo à porta do seu hotel.

    Vantagens desta opção

    • Não terá de se deslocar no aeroporto, pois o motorista estará à sua espera à saída.
    • Será levado até à porta do seu hotel, pelo que não terá de andar a pé ou apanhar outro meio de transporte em Palermo.
    • Se o seu voo se atrasar, o motorista esperará por si durante um determinado período de tempo.
    • Todos os veículos cumprem as medidas de higiene e segurança necessárias.
    • Não importa a hora de chegada do seu voo, pois existem serviços deste tipo que funcionam 24 horas por dia.
    • A viagem será mais rápida do que com as outras opções.

    Detalhes de interesse

    • Tempo de viagem: a viagem demora cerca de 30-40 minutos.
    • Preço: pode encontrar este serviço a partir de aproximadamente 50 euros.
    • Como reservar este transporte: a maneira mais fácil de reservar este transporte é fazê-lo online através do site da empresa.

    2. O comboio, uma forma económica de chegar ao seu destino

    O comboio em Palermo|©Bradley Morey
    O comboio em Palermo|©Bradley Morey

    Outra alternativa para ir do aeroporto para Palermo é o transporte público. Se optar por esta opção, pode escolher entre dois meios de transporte diferentes, o comboio e o autocarro. Ambas as opções são mais lentas e um pouco menos confortáveis do que um transfer privado, no entanto, irá poupar nos custos, uma vez que estas são as formas mais baratas de chegar ao seu destino.

    A primeira opção para ir do aeroporto para Palermo em transportes públicos é a bordo do Trinacria Express, ou seja, o comboio que percorre esta rota. Em termos de preço e de duração, é bastante semelhante ao autocarro. No entanto, não é necessário sair do aeroporto para o apanhar, uma vez que a estação tem acesso direto a partir do terminal no piso -1.

    O horário do comboio pode ser consultado no sítio oficial da Trenitalia e a frequência é de dois comboios por hora.

    A duração aproximada da viagem do aeroporto até à última paragem, a Estação Central de Palermo, é de uma hora. Se o seu alojamento for na parte norte de Palermo, é aconselhável sair na estação Notarbartolo, embora também faça outras paragens no centro da cidade, como Lolli ou Palazzo Reale-Orleans.

    Pode comprar o seu bilhete na bilheteira ou na máquina de venda automática na estação, ou online com antecedência e o preço é de cerca de 5,90 euros.

    3. Os autocarros são outra forma económica de se deslocar na Sicília

    Viajantes de autocarro|©Jen
    Viajantes de autocarro|©Jen

    A Autolinee Prestia e Comandé é a empresa responsável pelos transportes de autocarro entre o aeroporto e a cidade. A estação de autocarros do aeroporto situa-se junto ao terminal do aeroporto de Palermo, à saída do lado direito.

    O primeiro autocarro do aeroporto para Palermo sai por volta das 5h00, enquanto o último autocarro do dia sai por volta das 00h30. Para a viagem de regresso, o primeiro autocarro de Palermo para o aeroporto parte por volta das 04:00 h e o último autocarro do dia normalmente às 10:30 h. Os autocarros partem com uma frequência de cerca de 30 minutos. Os autocarros partem de 30 em 30 minutos.

    O percurso completo tem uma duração aproximada de 50 minutos e vai até à Estação Central de Palermo, fazendo várias paragens noutras zonas centrais da cidade, tais como:

    • Via Belgio
    • Via Alcide de Gasperi 187
    • Via Croce Rossa 125
    • Via Libertà 203
    • Via Libertà 171
    • Via Libertà 95
    • Teatro Politeama
    • Via Emerico Amari 5 (Porto)

    Pode comprar o seu bilhete no próprio autocarro ou no balcão de transportes dentro do aeroporto. No entanto, a forma mais segura de comprar o seu bilhete é online, uma vez que não corre o risco de o autocarro estar cheio quando chegar. Os bilhetes custam cerca de 6 euros para um trajeto ou 11 euros se comprar um bilhete de ida e volta.

    4. Táxis, uma opção cómoda e rápida

    Táxi branco|©nARCOTO
    Táxi branco|©nARCOTO

    Se a hora do seu voo não coincidir com a do comboio ou do autocarro, se levar bagagem pesada ou se simplesmente preferir viajar mais confortavelmente e não tiver reservado um transfer privado com antecedência, existe sempre a opção de apanhar um táxi na praça de táxis em frente ao terminal do aeroporto.

    O custo aproximado de um táxi do aeroporto para o centro de Palermo é de cerca de 50 euros. No entanto, existe uma opção mais económica, que é apanhar um táxi partilhado com outros viajantes nos lugares de estacionamento à direita da praça de táxis oficial.

    5. Alugar um carro é a opção ideal para se deslocar pelo país

    Mulher no carro|©Gustavo Fring
    Mulher no carro|©Gustavo Fring

    Se planeia visitar outras partes do país durante as suas férias, alugar um carro à chegada pode ser a forma perfeita de se deslocar com conforto.

    Com este meio de transporte, a viagem entre o aeroporto e o centro da cidade demorará apenas cerca de 30 minutos e terá a vantagem de poder visitar o resto da Sicília com total liberdade.

    Pode alugar um carro no próprio aeroporto, nos balcões da zona de chegadas, e pode encontrar os carros das diferentes empresas a poucos metros de distância, no parque de estacionamento em frente ao terminal.

    No entanto, é aconselhável pesquisar as diferentes empresas com antecedência para obter os melhores preços, ou mesmo reservar online antes de chegar.

    Algumas das empresas que oferecem serviços de aluguer de automóveis são:

    Como é o aeroporto de Palermo

    Dossier aeroporti Palermo|©retail&food
    Dossier aeroporti Palermo|©retail&food

    O aeroporto Falcone-Borsellino (PMO) tem o nome de dois famosos juízes anti-máfia sicilianos, uma vez que o crime da máfia sempre foi, infelizmente, um problema na encantadora Palermo. Pode mesmo fazer visitas guiadas pela cidade, onde um guia especializado o levará pelos locais de interesse enquanto conta histórias e anedotas da temida máfia siciliana.

    Quanto à dimensão do aeroporto, este tem apenas um terminal, pelo que não é difícil orientar-se. Este terminal tem quatro pisos. No piso -1 encontra-se a já referida estação de comboios, pelo que não é necessário sair do aeroporto para apanhar o comboio. O rés do chão é utilizado para as chegadas.

    No primeiro piso encontram-se os balcões de check-in e, finalmente, no segundo piso encontram-se as partidas, bem como a zona comercial, as portas de embarque e o controlo de segurança.

    Reservar uma visita guiada à Máfia em Palermo

    Dicas para viajar para Palermo

    bagagem castanha no chão|©nappy
    bagagem castanha no chão|©nappy

    Aqui estão algumas dicas para o ajudar a planear a sua visita a Palermo, para que possa tirar o máximo partido da experiência.

    Quando viajar para Palermo

    Se está a planear uma escapadela, uma das primeiras decisões que terá de tomar é quando viajar para Palermo. Palermo goza de um agradável clima mediterrânico, com verões bastante quentes e invernos suaves.

    Tendo isto em conta e do ponto de vista climático, a melhor altura para visitar Palermo, especialmente se quiser desfrutar das fantásticas praias da Sicília, seriam os meses de maio, junho e setembro, uma vez que não irá sentir temperaturas muito elevadas, mas o bom tempo é quase garantido.

    Se tivermos em conta o afluxo de turistas, a época baixa em Palermo é nos meses de novembro a março, o que também faz com que seja a altura mais económica para viajar. No entanto, o tempo será um pouco mais fresco e não poderá desfrutar das praias. Quanto à época alta, é sobretudo em julho e agosto, o que torna os voos e o alojamento inevitavelmente mais caros.

    Por conseguinte, o melhor equilíbrio entre clima e orçamento é em abril, maio, junho e setembro, quando as temperaturas serão agradáveis e os preços moderados. No entanto, tenha em conta que os preços e o número de turistas aumentarão se decidir viajar durante a Páscoa.

    Quanto tempo é necessário para visitar Palermo?

    Graças ao facto de os principais pontos turísticos do centro histórico da cidade estarem a uma curta distância a pé, é possível visitar os locais mais emblemáticos de Palermo num único dia. No entanto, em tão pouco tempo não será possível conhecer a fundo a cidade e ver todas as atracções que Palermo tem para oferecer.

    Tendo em conta a sua dimensão e o seu vasto património histórico, o ideal seria passar pelo menos três dias em Palermo, para poder descobrir a história deste lugar mágico, provar a sua requintada gastronomia e até, se o tempo permitir, fazer uma fantástica viagem de um dia a outras partes da Sicília.

    Reservar uma viagem de um dia a partir de Palermo

    Onde ficar em Palermo

    Palermo é a maior cidade da Sicília, pelo que ficar perto das principais atracções tornará a deslocação pela cidade muito mais rápida e conveniente. A melhor opção é ficar no centro histórico, pois será um ponto de partida ideal tanto para passear como para ficar perto dos restaurantes, museus, discotecas e lojas.

    No entanto, o centro histórico de Palermo é um pouco diferente das outras cidades, pois está dividido em várias zonas diferentes. Algumas das melhores zonas para encontrar alojamento são:

    • La Kalsa: este é um dos melhores bairros para se hospedar no centro de Palermo, tanto pela sua localização quanto pelo seu charme. Para além de estar perto de locais de grande interesse turístico, está também perto do porto e encontrará, entre muitas outras atracções, numerosas igrejas para visitar.

    Outra das vantagens de ficar neste pitoresco bairro é que existe uma grande variedade de hotéis e a sua oferta gastronómica é muito variada, especialmente na Via Maqueda. É o local ideal para apreciar a mistura cultural que caracteriza esta cidade fascinante.

    • Castellammare: este bairro está situado ao lado de Kalsa e também está perto do mar. Esta zona da cidade destaca-se pela sua vida animada, tanto durante o dia como à noite.

    Algumas das suas principais atracções são o mercado Vucciria, alguns dos museus mais importantes ou a Igreja de Santo Domenico. Existe também uma grande variedade de alojamentos, restaurantes, lojas e outros locais de interesse.

    • Albergheria: é um bairro universitário, por isso é menos turístico do que os anteriores e, portanto, mais barato. Situa-se junto à Estação Central de Palermo e na sua parte sul encontram-se locais interessantes como o Palácio Normando ou o Mercado Ballarò.

    Também podes estar interessado em

    Vista panorâmica de Palermo|©gi. ci.
    Vista panorâmica de Palermo|©gi. ci.

    Uma vez decidido o destino, é hora de organizar a viagem, pois Palermo tem muito a oferecer. Uma das melhores opções para explorar a cidade em profundidade e não perder nada é reservar uma excursão a Palermo onde, com a ajuda de um guia especializado, ficará a conhecer tanto a cidade como a sua interessante história.

    Aqui estão alguns artigos para o ajudar a planear a sua visita à encantadora Palermo:

    Avaliações de outros viajantes

    4.8
    · 733 Avaliações
  • S
    S.
    5
    (0 Avaliações)
    Adorei, deu-me arrepios.
  • O
    O.
    5
    (0 Avaliações)
    Esta é uma digressão para os fãs de filmes mafiosos.
  • F
    F.
    5
    (0 Avaliações)
    A história do Padre Pino Puglisi deixou-me com o coração na boca.
  • N
    N.
    5
    (0 Avaliações)
    Pude aprender algo muito curioso, a luz da sociedade prevalecerá sempre.
  • E
    E.
    5
    (0 Avaliações)
    Senti-me estranho quando vi o monumento dedicado aos mortos pela máfia, fez-me pensar em como os seus parentes reagiram ao verem os seus parentes mortos.